sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Touradas: Parvoíce ou Estupidez?


Ao fazer o meu habitual zapping televisivo reparo que no canal 3 (SIC) ocorre a transmissão em directo de uma tourada, algo infelizmente habitual na nossa grelha televisiva. Mas aquilo que despertou a minha atenção foi a justificação para a existência deste evento… O 13º aniversário da revista Caras. Bom, uma revista que é lida pelas cabeleireiras do Cacém (porventura o nosso público alvo) e é tão respeitada pelos pseudo vips da nossa sociedade por não expor em demasia a sua vida privada, não tem o discernimento necessário para não se envolver com este tipo de actividades. Eu imagino os pensamentos dos directores da revista Caras – Que evento vamos patrocinar para festejar o nosso aniversário? Uma festa para o Jet 7 no Buddha… Um desfile de moda no Estoril… Não! Vamos esquartejar uns quantos touros para o Campo Pequeno!
Hoje cedi ao facilitismo porque escolhi uma temática simples de achincalhar. Por exemplo, a indumentária dos toureiros… pronto isto é logo giro. Eu ponho-me a pensar como terá sido nos primórdios da vida taurina, quando o primeiro toureiro se dirige a uma Alfaiataria ou a um Pronto-a-Vestir (?) antes da primeira tourada – Olhe, eu queria peúgas bordeux até ao joelho, uns calções justos em tons de vermelho e uma casaca bordada com motivos florais! Tudo isto com apliques de missangas, lantejoulas e paetês. E não se esqueça de folhos decorativos a condizer para as bandarilhas e para o cavalo. Outro tipo de discurso que os toureiros têm passa por dizer que esperam sair vencedores da tourada e que esperam que o touro se porte bem para que a festa seja bonita… bem, isto de sair vencedor é o quê? Espetar o touro o maior número de vezes possível sem levar nenhuma cornada, tipo 3-0 ou 4-0!? Mas o pior é o público considerar que este triste acontecimento é um espectáculo, digno de ser visto ao vivo e aplaudido.

Para finalizar e como a maioria das escrituras deste Blog irão inevitavelmente parar à cueca, quero referir que o único tipo de tourada que acho legítima e até aconselhável é aquela onde se dá uso á bandarilha dentro de um quarto e numa cama confortável. Olé!

2 comentários:

Unknown disse...

Só na cama? Já vi touradas dessas em outros sítios também bastante interessantes! ;)

Paulo Pereira disse...

hehehe BUSTED! lol