domingo, 21 de setembro de 2008

Dicas D'Ouro



Vamos então continuar a falar de coisas sérias, como tentaremos que seja apanágio deste Blog. Recentemente para finalizar um almoço num restaurante em Lisboa peço um café, o que nem sempre é habitual. Para além de receber o respectivo café, sou contemplado (qual prémio da lotaria) com uma possibilidade de leitura no pacote de açúcar Chave D’Ouro. A magnífica escritura dizia o seguinte:

Sabedoria Popular

Para retirar uma pastilha do cabelo, passe clara de ovo e a pastilha sairá.

18/20

Primeira questão (que se impõe e que é obvia) – Que javardice é esta? Já não bastaria a inoportuna presença de uma pastilha ainda se teria de inundar o cabelo com clara de ovo, bela mistela se iria criar. Para além disso, é de notar que a gema do ovo não é para aqui chamada, portanto ainda se teriam de realizar todos os procedimentos necessários para separar a clara da gema (que deverão ser simples, mas que não faço ideia quais sejam).

Segunda questão – Por que razão haveria de haver uma pastilha no cabelo? Para mim só existem duas razões mais ou menos lógicas para que isto possa ocorrer, porventura se existir um acto pessoal de palermice (em que a única situação que me ocorre é a de cuspir a pastilha num ambiente ventoso) ou se existir um acto de chacota alheio (compreensível se estivermos a falar de crianças do primeiro ciclo).

Terceira questão – O que têm os responsáveis pelo marketing do açúcar Chave D’Ouro na cabeça? Quase nada! Primeiro ao apelidarem esta frase de Sabedoria Popular estão a difamar o conhecimento adquirido por uma população ao longo de anos. Não seria difícil pensar em alternativas decentes para colocar no lugar deste tipo de textos, por exemplo podia-se colocar um pequena explicação sobre o cultivo da Cana-de-açúcar no Brasil, ou então para dar um tom mais erudito, um excerto de um poema de Bocage ou Adolfo Luxúria Canibal para acompanhar o café. Também seria bonito, no caso de vivermos num mundo utópico, o pacote trazer algumas indicações para como melhor cobrir uma jovem rapariga com açúcar caramelizado durante… (espera lá! Isto muito provavelmente também é javardice). Mas como as coisas boas nunca vêem sós, esta é dica número 18 num total de 20, portanto existem muitas dicas deliciosas ainda por ler.

2 comentários:

Unknown disse...

Bem se vê que não tens cabelo comprido nem crianças pequenas! :P

Anónimo disse...

Nada disso, salvo seja LOL.