segunda-feira, 22 de setembro de 2008

How good can they be?

Este Blog tem ainda escassas semanas de vida, no entanto está mais do que na altura de entrar no universo musical. Neste caso a musica está associada á 7ª arte e quando esta junção ocorre bem (como é o caso) o resultado é extraordinário. Estou a falar do documentário “Part of the Weekend Never Dies”, dos belgas Soulwax, recentemente lançado em DVD. Para quem não conhece os Soulwax (espero que não seja muita gente), são uma banda rock encabeçada pelos irmãos Dewaele (David e Stephen) oriundos de Gante. No entanto, têm uma importante vertente electrónico iniciada com os remixes do álbum “Nite Versions” e exponenciada com a criação da dupla 2 Many Dj's, bem conhecida das pistas de dança.

Tive a oportunidade de ver este documentário pela primeira vez no Cinema São Jorge em Lisboa, com a apresentação dos próprios irmãos Dewaele no centro do palco, no longínquo dia 8 de Maio. Este documentário mostra a junção dos dois lados dos Soulwax, as tendências rock da banda com o faro musical dos 2 Many Dj's dando origem a Radio Soulwax. Este circo ambulante viaja pela Europa, Estado Unidos, Japão, Austrália e América Latina durante 4 anos, numa digressão onde foram realizados 120 concertos. É de notar também, a presença de James Murphy e Nancy Whang (LCD Soundsystem), Tiga, Justice, Peaches, Erol Alkan e Klaxons com contribuições interessantes. O facto de o documentário ser na totalidade filmado apenas com uso de uma câmara realça bem a qualidade do trabalho do realizador Saam Farahmand. Quando terminou a apresentação do documentário, houve ainda direito a dose dupla no Lux, ou seja, primeiro foram os Soulwax que explodiram no piso inferior (grande espectáculo) seguindo-se a actuação dos 2 Many Dj's no piso superior.

Quanto a regressos, está marcado para dia 20 de Novembro na versão 2 Many Dj's e como habitualmente no Lux. Aliás, o Lux tem uma grande temporada em perspectiva, iniciada com o delicioso set de James Murphy quinta-feira passada, irá ainda contar com nomes como Tiga, Erol Alkan, Basement Jaxx e Boys Noize.

1 comentário:

Anónimo disse...

Erol foi lindo!