domingo, 1 de março de 2009

Óscares

Apesar do título, este post não é para falar dos óscares. Peço desde já desculpa a quem veio enganado mas a palavra Óscar costuma resultar nas pesquisas do google!

A verdade é que este post promete revolucionar a maneira como se fazem tops. Toda a gente pensa num top 3, 5, 10... mas quem se vai lembrar de um top 6? É isso mesmo, já há alguns meses resolvemos fazer o top 6 dos melhores filmes que estrearam em 2008, em Portugal, e como somos um país sempre na vanguarda das estreias mundiais, infelizmente, houve alguns bons filmes que não puderam ser seleccionados. Durante este mês e tal reflectimos muito sobre a escolha dos filmes... foi difícil... e em pouco menos de 10 minutos conseguimos mandar 6 bitaites.

A ideia foi cada um fazer o seu top e no final apresentarmos um top conjunto. Para a compilação deste, atribuímos à primeira escolha 6 pontos, à segunda 5 e por aí fora. No final somámos e, para espanto de alguns, atribuímos o primeiro lugar ao que teve mais pontos, o segundo lugar ao que teve o segundo melhor somatório e assim sucessivamente. Uma inovação, portanto.
Aqui ficam, então, as nossas escolhas:


Tiago

1. There Will Be Blood - A ganância de um homem leva-o a encetar uma sinistra e impiedosa jornada para conquistar o poder no mundo petróleo. O seu drama individual vai cruzar-se com a epopeia colectiva, onde vai perverter todos os pilares da sociedade: a família, a religião, a politica e a economia. Um filme sobre o poder construtivo e destrutivo da competição e da ambição. Daniel Day-Lewis consegue provavelmente a melhor interpretação do século XXI com Daniel Plainview. Um esplendoroso filme de Paul Thomas Anderson em todos os aspectos, uma obra-prima.
2. Tropa de Elite – Nas mais de 700 favelas do Rio de Janeiro dominadas por traficantes armados até aos dentes e por Polícias corruptos, apenas o BOPE (Tropa de Elite da Polícia Militar) consegue fazer frente a uma criminalidade incontrolável. Um filme sobre uma cidade, onde um estado impotente se demite das suas responsabilidades e permite uma guerra urbana, sem esperança, sem fé. Um assombroso filme de José Padilha com Wagner Moura em grande destaque.
3. In Bruges – Por todas as razões e mais algumas apresentadas aqui
4. No Country For Old Man – Este é um dos melhores filmes dos manos Coen, o que parecendo que não já quer dizer muita coisa. No Country For Old Man conta a história de um crime perfeito que acaba por correr horrivelmente mal. Tem mistério e tensão em doses industriais e ainda uma óptima fotografia com belas paisagens desérticas. Para além disso os actores são excelentes, sobretudo Javier Bardem com o seu cabelo a “Beatles”.
5. Wall-E – No Futuro, quando a Terra está transformada numa lixeira e todos os humanos se refugiam no espaço, a única forma de vida presente para além de uma barata é um robot de nome Wall-E, que passa os dias a compactar cubos de lixo. Esta é a premissa inicial, á qual se irá juntar EVE, uma sofisticada robot vinda do céu. Assim se dá inicio ao mais belo romance criado pelos senhores da Pixar, quase sem diálogos e onde Wall-E consegue transmitir na perfeição as suas emoções através da sua linguagem corporal, quase um Chaplin metálico.
6. Gomorra - Em Nápoles a guerra fervilha nas ruas porque uma organização, a Gomorra corrompeu todos os níveis da sociedade. Ninguém está a salvo, ninguém é poupado e todos desde o mais jovem dos rapazes até ao mais velho dos homens tudo controla e nada respeita. Sem o glamour dos filmes americanos sobre a Máfia como Godfather ou Goodfellas, Gomorra é um retrato cru e brutal sobre a Máfia napolitano.


Paulo

1. The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford - Desengane-se quem pense neste filme como um western carregado de testosterona, tiroteios e cavalgadas. Calmo, contemplativo e muito bem filmado, "O Assassinato de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford" é antes um exercício profundo sobre a solidão, violência e o alheamento provocado por uma vida à margem da lei e da humanidade. Com excelentes interpretações de todo o elenco, onde se destaca Casey Affleck, é provavelmente o filme mais "bonito" de se olhar, com a natureza como cenário principal. E a sequência do assalto, Meu Deus, a sequência do assalto...
2. There Will Be Blood - Complexo, desgastante, cansativo até, mas altamente recompensador, "Haverá Sangue" marca um regresso aos grandes épicos Hollywoodescos (este sim épico na verdadeira ascensão da palavra), e a continuação do trabalho de um dos mais interessantes realizadores norte-americanos da actualidade, Paul Thomas Anderson.
3. No Country For Old Man - Os irmãos Coen de volta ao território que conhecem melhor: o do thriller violento e recheado de humor negro. Um dos melhores vilões de sempre, uma história simples mas impactante e uma realização sem medo de tomar o seu tempo, fizeram deste filme o vencedor do Óscar para melhor de 2008, naquele que foi o ano dos irmãos Coen, coroado com outro grande filme "Destruir Depois de Ler".
4. Persepolis - Para quem acha que os filmes de animação não podem ser sérios, profundos e adultos. Retrato biográfico sobre o crescimento no Irão nos finais de anos 70, princípios dos anos 80, em pleno período revolucionário, este filme ajuda a compreender um pouco da história deste país do Médio Oriente, e as repercussões que desta época ficaram para o mundo actual.
5. Gomorra - Para desfazer alguns mitos (muitos criados por filmes) de como se organiza e funciona a máfia, e criar alguns novos. Filmado num registo que oscila entre a ficção e o documentário, Gomorra é um filme choque, que exemplifica como ninguém a vertente de intervenção social que a arte também pode e deve ter.
6. In the Valley of Elah - Uma excelente interpretação de Tommy Lee Jones, naquele que, pessoalmente, considero o melhor filme sobre a Guerra do Iraque. Para se perceber como esta guerra e a vivência dos soldados nada tem a ver com guerras anteriores e, ainda, alguns dos efeitos que esta poderá ter nas gerações que lá se encontraram.


Hugo

O bom de ser eu a fazer o post é que escuso de escrever a breve descrição dos filmes, visto que o duo de cima o fez brilhantemente.

1. There Will Be Blood
2. No Country for Old Men
3. In Bruges
4. Gomorra
5. Juno - Um filme independente e extremamente bem feito. Uma ideia original de base dramática mas cujo resultado consegue ser uma comédia bem acima da média. De destacar ainda a interpretação de Ellen Page (no papel principal).
6. Wall-E


Top conjunto

1. There Will Be Blood (17 pontos)
2. No Country For Old Man (12 pontos)
3. In Bruges (8 pontos)
4. Gomorra & The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford (6 pontos)
5. Tropa de Elite (5 pontos)
6. Wall-E & Persepolis (3 pontos)

4 comentários:

Unknown disse...

Mau sinal....não vi a maior parte destes filmes.... :s

Unknown disse...

Não há chineses ao pé de ti? Consta que vendem baratinho :P

Unknown disse...

Até há um chinês bem jeitoso!
:P

Unknown disse...

Aproveita! Vai lá, dá-lhe umas trincas e pode ser que tenhas desconto ;)