quinta-feira, 5 de março de 2009

Public Enemies

Oh yeah baby! Se existe um filme que neste ano de 2009 me deixa com água na boca, é sem dúvida o novo do realizador Michael Mann, Public Enemies. A expectativa é enorme por toda a conjuntura em que este filme assenta:

Uma temática aliciante (confere) - A história deste filme é uma adaptação do livro "Public Enemies: America's Greatest Crime Wave and the Birth of the FBI, 1933-34", de Brian Burrough, sobre o período imediatamente posterior à quebra da Bolsa de Nova York em 1929. É portanto um filme sobre uma onda de crimes nos Estado Unidos durante durante a Grande Depressão, onde a insatisfação popular que recaía sobre o sistema bancário fazia dos criminosos lendas, tudo acontecimentos reais. É portanto um filme de gangsters á moda antiga!

Um exímio cineasta (confere) - Michael Mann tem uma cartilha de filmes de grande qualidade, como o "Informador", "Miami Vice" e sobretudo um dos meus preferidos "Heat - Cidade Sob Pressão" (Public Enemies poderá ter algumas semelhanças com este ultimo) , portanto nada tem a provar. Mas é sobretudo um especialista em filmes de acção, facto imprescindível para esta película.

Um casting perfeito (confere) - É sem duvida uma escolha de actores portentosa. O grande Ás de copas é desde logo Johnny Depp como John Dillinger, que juntamente com os seus compinchas Baby Face Nelson e Pretty Boy Floyd, assaltava bancos por toda a América e tinha como imagem de marca a extrema rapidez com que o fazia. Não havia outro actor mais ajustado. Depois do lado do "Bem" ou do FBI, temos Christian Bale como Melvin Purvis que irá conduzir uma intensa caça ao homem. Parece que deixou de parte a "fucking distracting" voz que fazia no Batman. Para finalizar, a oscarizada Marion Cotillard como Billie Frechette, a namorada de John Dillinger. A bela actriz francesa parece não ter qualquer tipo de problema em fazer um filme americano... podia sempre carregar nos rr, mas parece que não.

Resumindo, tudo se conjuga para um grande acontecimento cinematográfico. Espero que o estilo não se sobreponha á narrativa, no fundo espero que nenhuma das expectativas criadas saia gorada. Let's look at the trailer:

JD - "I hit any bank I want, anytime. They got to be at every bank, all the time." - Mítico

Estreia dia 1 de Julho

Sem comentários: