domingo, 25 de janeiro de 2009

Toilette da Sabedoria

Existe um mito social, ou pelo menos eu acredito que existe, que diz que o tempo que a pessoa passa na sanita para libertar as matérias excedentárias do corpo humano é ideal para reflectir sobre as enumeras problemáticas da vida e é propício ao aparecimento de ideias mirabolantes. Em suma, quando nos sentamos na sanita e assumimos a posição do Pensador de Rodin podemos meditar de forma soberba. Mas eu confesso que quando estou sentado no “trono” apenas consigo produzir merda ou no máximo ideias de merda (peço desculpa pelas palavras eruditas mas não consegui encontra outras). Para mim, o local mais favorável para tão profundos pensamentos é a banheira, não importa se o banho é de emersão ou de chuveiro, a verdade é que sou atingido em catadupa por magníficas ideias, como se fossem raios. Sinceramente não tenho explicação para o facto, não sei se ocorre alguma reacção química quando a água bate na minha cabeça, não faço ideia. Mas isto acaba por me causar alguns transtornos porque tenho uma memória muito má e necessito portanto de tomar algumas notas das ideias que vão surgindo para não me esquecer. Ora, debaixo de água não faz sentido levar papel e lápis, nem tão pouco escrever nos vidros embaciados porque mais tarde ou mais cedo irá desaparecer, uma chatice.

Bem, já que estou a correr quase todos os sanitários existentes numa casa de banho porque não falar do mais útil de todos, a bela bacia para lavar as partes inferiores do tronco, o Bidé. Infelizmente esta louça sanitária tem caído um pouco no desuso, o que é lógico porque já ninguém está para se colocar em posições pouco ortodoxas para lavar apenas as partes baixas, vai para debaixo do chuveiro e pronto. Mas o meu bidé continua a ter um significado muito especial para mim porque foi transformado numa biblioteca. Seja grandes obras, Dostoyevky, Beckett, Hunter S. Thompson, seja a Bíblia ou a Mein Kampf, livros da faculdade ou revistas do social, o local onde sinto maior disponibilidade mental para ler é a casa de banho. Tudo se conjuga para isso, até o facto de o meu bidé ter uma pequena tampa que permite dispor comodamente os livros:


Para além disso temos uma quantidade quase ilimitada de marcadores de livros:

Este post é tudo o que faltava a este blogue, falar livremente sobre a casa de banho e toda a magia que acontece no seu interior.

Sem comentários: