terça-feira, 28 de outubro de 2008

Uma Bica por favor

No início deste mês abriu a primeira loja da Starbucks em Portugal (foguetes e confetis required). A história internacional desta marca não é difícil de relatar, depois de se consolidar no mercado americano, em 1996 abriu a primeira loja além-fronteiras, somando hoje mais de 16500 estabelecimentos espalhados por 46 países, parece então que chegou a nossa vez. Resumindo a presença da Starbucks é uma das maiores banalidades mundiais, por exemplo, quando se está parado no meio da rua em Nova York é impossível não ter uma loja no nosso ângulo de visão. No entanto, aquilo que é mais dignificante para o nosso país é o facto de ter sido preterido em relação a países no limiar do subdesenvolvimento como o Brasil, a Grécia, a Indonésia, a Malásia, o Peru, a Roménia ou a Tailândia. Estes países á muito têm direito á sua lojinha de café americano, que só agora aterra na província (la province – aprecio a sonoridade da palavra francesa). Mas o estado miserável em que o nosso país está mergulhado também tem as suas vantagens (ninguém diria), pois bem Portugal consta na lista da empresa norte-americana como país onde é vendido o expresso Starbucks mais barato do mundo (estão a ver como é bom ser lusitano). Aquilo que torna esta multinacional da restauração famosa é possibilidade que oferece aos seus clientes de personalizar a sua bebida com 87 mil combinações diferentes, adicionando toppings de caramelo, avelãs, natas, doses extras de café, canela, noz-moscada, baunilha e leite obviamente. Aliás em relação ao leite o direito opcional do cliente deveria ser mais profundo, devíamos poder escolher a marca do leite que queríamos no nosso café, para que isso não ficasse dependente de um sorteio realizado na cozinha. Eu escolhia sem vacilar o meu querido leite Vigor Meio Gordo e assim não teria de levar com o leite proveniente de vaquinhas indesejáveis da ganadaria Parmalat ou Agros. Porém, existe algo que me parece não constar deste ilimitado cardápio, algo muito português – A Bica com Cheirinho – ou seja, um café com um nadinha (as proporções ficam ao critério do consumidor) de Água Ardente ou Brandy. Esta situação terá de ser corrigida.

A primeira loja da famosa cadeia de Seattle abriu no centro comercial Alegro, em Alfragide (onde?). Tenho a noção que os meus conhecimentos de geografia nacional não são famosos e portanto a única relação que faço com Alfragide é a entediante IC19, o que á partida me desagrada. Não haveria local mais nobre para a primeira loja? É um facto que a próxima loja será em Belém e já se pensa no Chiado, mas haverá local mais coerente do que a Charneca da Caparica. O lugar mais formoso de Portugal deveria ter uma loja da Starbucks na sua avenida principal, entre a célebre Pastelaria “Susi e Carla” e a Pastelaria “Mej” Telecomunicações. Aliás, a pastelaria “Mej” traz novidades para a mesa, a combinação entre o café e as telecomunicações. Por exemplo, o cliente entra no estabelecimento e pede – Queria um galão, um bolo de arroz e dois Nokias N95 para embrulhar – portentoso. Os excelentíssimos leitores não fiquem com a ideia que alguns dos escritores deste Blog habitam na Charneca devido aos elogios dispensados, náda disso. Especialmente os leitores aborrecidos com as críticas que fazemos e que nos desejam ofertar alguma violência, podem procurar por nós em Vieira do Minho. Apesar de a minha preferência recair sobre bebidas alcoólicas devido á sua propriedade de lubrificante social, uma bica caí sempre bem.

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