quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ainda as Vulnerabilidades na Presidência da República

CavacoSocrates

Ui, que rebaldaria que para aqui vai! Imaginem os desgraçados dos jornalistas a correr desenfreadamente, suor a escorrer-lhes pela testa, câmaras e sacos de equipamento a baterem-lhes nas pernas, de comunicação para comunicação, do Largo do Rato para Belém, de sede de partido para sede de partido.

- Onde é que está a acção?!

- Parece que agora vai falar o vice do PSD!

- Então esse não era só às 22h?!

- Isso é o do PS! Não te despaches não!

- Porra pá! Nem dá para fazer um xixizinho?

- Faz como eu, dá-lhe à Comando!

Apenas um de muitos diálogos possíveis. Posta de parte a côdea, vamos ao miolo da questão. Começar por dizer que o decorador de interiores do Palácio de Belém é, com toda a certeza, heterossexual. Só assim se explica a extraordinária falta de gosto na palete de cores utilizada, mistura de verde pântano com castanho Cola-Cau, e a preocupação extrema em que tudo faça pandam. Não existe uma única peça distintiva em todo aquele cenário, para além de me parecer grave que, durante uma comunicação do Sr. Presidente da República, a primeira coisa em que se pense seja “A casa do Presidente é mesmo feiinha, mas vamos lá ouvir o que o homem tem para dizer.”

E ouvimos o que o Sr. Presidente da República disse.

E, basicamente, o que foi dito foi: O Sr. Presidente da República acha que o PS o tentou instrumentalizar. O que diz muito de como vão ser as relações de cooperação estratégica, com o Governo, daqui para frente. Vão portanto, sempre estrategicamente, tentar lixar a vida um ao outro. O que, a juntar a um Parlamento que mais parece um saco de gatos, significa docinhos para quem gosta de escrever sobre coisas engraçadas, e sopa dos pobres para a restante população. E para os que gostam de escrever sobre coisas engraçadas também. Mas alimentamos a alma. Voltando à instrumentalização, a mim parece-me que o PS fez claramente um favor ao Presidente da República, denunciando que existiam membros do seu gabinete que estariam a participar na elaboração do programa do PSD para as Eleições Legislativas. Pergunto quem é que se sente confortável a trabalhar ao lado de alguém que participou na elaboração de algo tão fraquinho!? Um programa de governo, para 4 anos entenda-se, com 39 páginas? Isto parece-vos capaz? 39 páginas tem um trabalho de faculdade, ou um livro da Margarida Rebelo Pinto! Em cada mês de governação vão levar a cabo 0,75 páginas do programa? Grande ritmo, não haja dúvida! E isto a contar com capa, contracapa, folha de verso etc. Porque bem vistas as coisas o programa tem 33 páginas! Obviamente que alguém que participou na elaboração deste documento não pode estar a aconselhar o representante máximo da nação portuguesa.

Há ainda a história do e-mail e do assessor-que-afinal-já-não-é-assessor-mas-que-parece-continua-a-trabalhar-no-gabinete-do-PR. E tudo isto se resume no seguinte: O nosso Presidente da República não percebe uma pevide de computadores. E afastou o tal assessor Fernando Lima. Porque mesmo ele não tendo falado passou-se a ideia para a opinião pública de que falou e como só quem fala em nome do Presidente da República é o Presidente da República e os Chefes da Casa Civil e Militar correu-se com este assessor para aprender a não invocar o nome do Presidente da República em vão. Mesmo que não o tenha feito. Confusos? Um bocadxinho só. E poderá alguém entrar no computador do Presidente da República, lendo assim os seus e-mails? Até aqui o parvo já ouviu falar em Spyware. E que raios, se entram nos do FBI não hão-de entrar nos tugas?!

Resumindo e baralhando: O autismo com que esta classe política continua a utilizar os meios de comunicação social, para fazerem passar recadinhos sobre as suas quezílias e questiúnculas que em nada contribuem para a melhoria dos graves problemas que assolam muitas famílias, mete um bocadinho de nojo. Vão lá perguntar aos tipos da Quimonda ou da fábrica de louças que fechou ontem, e que deixou 33 no desemprego, o que é que eles acham das escutas ao Presidente.

P.S. Mesmo assim, as coisas podiam estar piores. Em França, 24 funcionários da France Telecom cometeram suicídio nos últimos 18 meses! Devido a pressão no trabalho. Ora aí está algo que nunca aconteceria em Portugal. Duvido que existam 24 pessoas empregadas no nosso país.