sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Sucateiro de Ovar - O Mundo a seus pés!

Por estes dias já todos temos conhecimento do processo "Face Oculta", título que também seria muito jeitoso para um filme mauzinho de John Woo. A propósito, interrogo-me quem escolherá o nome a dar a estes processos e com base em que critérios?! Será isto uma profissão? Há curso superior para se ser "o tipo que dá nomes caricatos a processos judiciais?"

Enfim, liberdades criativas à parte, este processo foi apenas a confirmação de que isto é um fartar de vilanagem e de algo que eu teima há muito. Senão vejamos, o senhor Manuel José Godinho, empresário do norte do país, cultivou supostamente ligações de favorecimento ilícito junto de vários altos cargos de empresas públicas e privadas nacionais. REN, Galp, Refer, BCP, EDP, Carris, CP etc. etc. etc., todas negociavam com a empresa de Manuel José Godinho. E que empresa é esta a que recorrem todas as grandes empresas nacionais? Uma sucateira de Ovar. Sim, uma sucateira de Ovar. Portanto, um tipo com uma sucateira situada no distinto e insuspeito Município de Ovar, consegue criar um teia de influência que chega aos mais altos cargos das mais importantes empresas da nossa praça. Vendendo-lhes, presumo, sucatas de altíssima qualidade e recebendo, presumo também, sucatas dessas empresas com qualidade mais duvidosa. Quem pensava que a corrupção só acontecia no sector financeiro desengane-se - ela existe também nas pequenas e médias empresas, possivelmente à porta de sua casa. Ah, mas o BCP também está envolvido. Correcto. Mas no BCP vale tudo.

Isto para dizer que também eu tenho uma denúncia a fazer ao Ministério Público. Muitas vezes, enquanto passeio pela solarenga Charneca da Caparica, passo à porta de um café que fica aqui no quarteirão, e que dá pelo nome de Capa Rolas (provavelmente contrataram o mesmo gajo que dá os nomes aos processos, e sim Capa Rolas significa o tipo que corta os tintins às rolas). Ora, eu sempre suspeitei que algo de estranho se passava no tal Capa Rolas, mas nunca acreditei que um pequeno café, cuja maior atracção consiste numa mesa de matraquilhos mais velha que moi, pudesse realmente ter algum tipo de influência. Aha! Isto até um sucateiro de Ovar dar milho aos pombos na companhia de Armando Vara. O que se passa naquele café é então uma relação promíscua com a GNR local, onde uma das partes entra com imperiais, tremoços e o ocasional croquete, e a outra entra com....coisas de GNR. Provavelmente, fechando os olhos à forma como decorrem as capações das rolas. Mas que estão lá sempre parados à porta a beber jolas, enquanto um engraçadinho me bloqueia a saída do portão da garagem, lá isso estão! E agora venham-me dizer que isto não é assunto para intervenção directa do MP. Ai não que não é! Estejam atentos, porque a próxima bica que beberem pode ter sido tirada numa máquina fornecida pela sucateira de Manuel José Godinho, sendo assim você também cúmplice em crimes de colarinho branco!

Sem comentários: