sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Coelho Que Não Saiu da Toca


Nada melhor para dar continuidade a um post sobre talk shows humorísticos do que um post que mantenha a capacidade de provocar gargalhadas descontroladas, daquelas que provocam lágrimas nos olhos e ligeiras contracções no diafragma. Assim, como tema, escolhi a Política.

Não sei quantos de vós tiveram oportunidade, ou interesse, de ver a entrevista dada por Pedro Passos Coelho (PPC) ao programa Grande Entrevista, de Judite de Sousa.


Eu, confesso, fui uma dessas pessoas. Por três razões: primeira, porque acredito que todos têm direito a uma chance. Que raios, se até Pedro Santana Lopes teve a sua como Primeiro-Ministro, porque não conceder uma a Pedro Passos Coelho? Segunda, e no seguimento da primeira, porque desconheço que ideias concretas tem PPC para os problemas do país. Está bem, é liberal. Mas isso, supõe-se, são também todos os membros do PSD. O que, como facilmente se verifica, não tem sido sinónimo de grande união ideológica. Terceira, porque PPC tem uma voz sexy.

Lá me sentei, em frente ao televisor, acreditando que meia hora depois ia ser um ser-humano mais esclarecido. Guess What? Não sou. O que é ainda mais estranho se tivermos em conta que PPC lançou ontem um livro intitulado "Mudar" (Change...que original), onde expõe as suas ideias para Portugal. Seria de esperar que a entrevista tocasse no assunto e discutisse algumas delas. Puro engano.

Por onde começar? Bom, talvez pelo look escolhido por Judite de Sousa e que era, no mínimo, perturbador. Um full-on sluty, acabadinho de sair de uma festa 80's no Studio 54. Mas enfim, tentei desligar a minha mente perturbada por uns momentos e concentrar-me na entrevista. Que decorreu, mais ou menos, assim: "O senhor quer fazer sangue no PSD?" Oh diabo, sangue? Aquilo no PSD já chegou a tanto? Ainda pior que no Sporting... mas em frente. "Qual a sua opinião sobre Marcelo Rebelo de Sousa? E sobre Paulo Rangel? E sobre Aguiar Branco?" Enfim, percebo as perguntas e depois disto é que vamos chegar ao que interessa, pensei eu. "E a relação com Cavaco?" Epá, esquece lá a relação com os notáveis todos do PSD e vamos lá a saber o que é que este marialva se propõe a fazer para me arranjar um emprego! " O que é que o distingue de Sócrates? Peço que responda rápido, porque estamos a ficar sem tempo..." Sem tempo?!?! Então e as ideias?! E o défice, e o casamento gay, e a política económica, e as grandes obras, e o desemprego, e o papel do Estado?! Então quando ele, finalmente, estava a apontar as diferenças entre a sua política e a de José Sócrates é que Judite de Sousa se lembra de que estavam a ficar sem tempo?

Passados trinta minutos PPC continuava a ser, para mim, pouco mais que uma voz sexy. E quase que diria que estes foram dos 30 minutos mais mal empregues da minha ainda curta vida, não fosse por aquele look. É para aprender a não me armar em calão. Para a próxima, em vez de ficar especado a olhar para a televisão, à espera da papinha toda, vou mas é ler o livrinho. Já nem no Serviço Público uma pessoa se pode fiar...Irra!

Sem comentários: